A rosácea é uma doença inflamatória crônica, não transmissível, não infecciosa (apesar de poder ter a participação do ácaro Demodex folliculorum), com influência genética, que pode acometer a pele e/ou os olhos.👀
Antigamente essa patologia era subdivida em eritemato-telangectásica, papulopustolosa, fimatosa e ocular. Calma você vai entender!!
Porém essa divisão não é mais usada, uma vez que as caraterísticas de cada tipo podem se misturar num mesmo paciente!🤔
Para fins didáticos, podemos pensar nessa ANTIGA classificação apenas para entendermos melhor a clínica da doença.🤓
Então vamos lá!🌹
📌Na eritematotelangectásica, encontramos uma vermelhidão persistente e/ou transitória (flushing) na face, acompanhada de ardor e/ou queimação. Fora isso também podemos observar vasos finos dilatados no rosto (telangiectasias).
📌Já na papulopustulosa, vemos lesões semelhantes a uma espinha, mas diferentemente da acne, não encontramos cravos (comedos). Essas lesões, chamadas de pústulas e/ou pápulas, são mais inflamatórias.
📌Na forma fimatosa, ocorre uma hipertrofia das glândulas sebáceas com aumento do tecido conectivo e dos vasos. O local mais acometido é o nariz- rinofima- no qual fica volumoso e com os óstio (buraquinhos) evidentes.
📌A forma ocular consiste na blefarite (inflamação das pálpebras) e/ou conjuntivite (inflamação da conjuntiva) causada pela rosácea. Sintomas como olho seco e irritação ocular podem estar presentes.
A rosácea tem períodos de melhora e de piora, e alguns fatores podem agrava-la, tais como:
👉🏻Exposição solar e calor
👉🏻Estresse emocional
👉🏻Exercícios físicos
👉🏻Consumo de álcool
👉🏻Alimentos picantes
👉🏻Frio
Existem diversos tratamentos de acordo com a clínica do paciente, variando de tópicos a cirúrgicos. Apenas seu dermatologista poderá escolher qual o melhor no seu caso!☺️
A rosácea não tem cura, mas tem controle se tratada com o profissional certo! Se você acha que tem essa doença, marque um dermatologista!😉